Outro dia, outra enxurrada de negócios na indústria musical. Como alguém acompanha? Em um esforço para fornecer uma visão geral das últimas aquisições, fusões, joint ventures, acordos de licenciamento e muito mais, Painel publicitário publica uma lista de todos os pactos mais recentes que atingiram nosso radar a cada duas semanas.
A Primary Wave Music é a primeira nesta semana a fazer um acordo com a Game My Fan, descrita como “uma plataforma de distribuição de música direta aos fãs”, por meio da qual a Game My Fan transformará álbuns clássicos e novas músicas do catálogo da Primary Wave em “jogos personalizados pelo artista, criando uma categoria de produto, fluxo de receita e canal de envolvimento dos fãs inteiramente novos”, de acordo com uma postagem no site da Primary Wave.
“A Game My Fan cria jogos móveis super casuais que sincronizam perfeitamente com a música em tempo real. À medida que cada álbum é reproduzido, o jogo muda dinamicamente, com tudo combinando melodia, tempo e ritmo”, acrescenta o post, observando que a música comprada através dos jogos “é 100% bloqueada na plataforma e não pode ser reproduzida fora do jogo, protegendo os direitos do artista e ao mesmo tempo entregando um valor único”. (Game My Fan é alimentado pela tecnologia de personalização musical da Reactional Music.) Enquanto jogam os jogos resultantes, os fãs podem desbloquear músicas, participar de “comunidades do Hall da Fama dos artistas” e acessar produtos, ingressos e conteúdo exclusivos para aprofundar sua conexão com os artistas e suas músicas.
A postagem afirma que a personalização de um jogo pode ser “concluída com semanas de acordo, com a receita compartilhada igualmente com os artistas”, acrescentando que os artistas e outros detentores de direitos manterão “controle total das datas de lançamento, prazo, marketing e faixas de preço”.
O primeiro jogo a ser lançado sob o acordo é aquele criado a partir de Can’t Get Enough: um tributo às más companhiasum álbum tributo que comemora a introdução da banda no Rock & Roll Hall of Fame com covers de clássicos da Bad Company, incluindo “Run With the Pack” (Blackberry Smoke com Paul Rodgers e Brann Dailor), “Rock ‘n’ Roll Fantasy” (The Struts), “Rock Steady” (Dirty Honey), “Burnin’ Sky” (Black Stone Cherry) e “Seagull” (Joe Elliott e Phil Collen do Def Leppard com Paul Rodgers e Simon Kirke).
“Nossa parceria com a Game My Fan permite que os artistas trabalhem seus catálogos de novas maneiras, usando novas tecnologias e infraestrutura de distribuição existente para criar uma nova categoria de música diretamente para os dispositivos dos fãs”, disse Natalia Nastaskin, diretora de conteúdo da Primary Wave, em um comunicado, acrescentando que o acordo “significa um novo fluxo de receita, margens mais altas, mais controle e um canal exclusivo de vendas diretas aos fãs para todos os artistas”.
Veja abaixo as ofertas mais recentes da indústria musical.
-
Merlim/Singa
Merlim assinou um acordo de licenciamento com empresa de tecnologia de karaokê Solteiro disponibilizar “milhares” de gravações master originais das empresas membros do Merlin na plataforma, de acordo com um comunicado à imprensa. “Para os membros do Merlin e seus artistas, a parceria abre novas fontes de receita. Para os fãs de karaokê, significa acesso a mais músicas, maior variedade e uma experiência de canto incomparável alimentada pelas gravações master originais, e não por reproduções ou versões sonoras semelhantes”, afirma o comunicado.
-
Warner Music Índia/Ultra Music
Warner Music Índia assinou uma aliança de distribuição global exclusiva com Ultra Músicauma das principais gravadoras musicais do país. Pelo acordo, a Warner Music India assumirá a distribuição do catálogo do Ultra de mais de 14 mil faixas, incluindo trilhas sonoras de Bollywood e música regional, folk e devocional. O acordo também dá à Warner Music India direitos exclusivos para distribuir os futuros lançamentos do Ultra durante a vigência do acordo.
-
SongTools/OFFstep
Ferramentas de músicaque fornece aos criadores de música soluções de marketing e tecnologia de publicidade de nível profissional, fechou uma parceria com FORA do passoplataforma de artistas e gravadoras da ONErpm. Através do acordo, o SongTools está sendo integrado ao OFFstep como o “Audience Growth Suite”, oferecendo aos artistas do OFFstep um conjunto de ferramentas, incluindo divulgação automatizada de playlists, implantação de anúncios digitais, links inteligentes e análise de desempenho em tempo real.
-
Studios/Parry Grip
Estúdio de animação com tecnologia de IA Estúdios Spiridellis Bros. fechou parceria com músico Parry Gripp isso permitirá desenvolver “personagens, histórias e mundos” do catálogo completo de Gripp “em um novo universo de entretenimento familiar chamado Parryverse”, abrangendo curtas digitais, TV, jogos, brinquedos, eventos ao vivo e muito mais, de acordo com um comunicado de imprensa. O comunicado acrescenta que Gripp “alcançou mais de 60 milhões de ouvintes em todo o mundo” no ano passado. Spiridellis Bros. lançará conteúdo resumido do Parryverse no Instagram, TikTok, YouTube e muito mais. Os irmãos Spiridellis (Evan e Gregg) encomendaram anteriormente mais de 70 músicas de Gripp para sua série de TV StoryBotsque eles venderam para a Netflix em 2019.









